terça-feira, 11 de setembro de 2007

Tim Festival - Rio de Janeiro


Palco: Novo Rock UK - dia 26/10/07

  • Arctic Monkeys

É um dos shows mais esperados do ano no Brasil. “Tenho uma queda pelo Brasil. Sempre quis tocar lá" – declarou Alex Turner, vocalista/guitarrista do Arctic Monkeys, recentemente no festival Coachella, Califórnia.



O Arctic Monkeys é uma das últimas bandas que explodiram no cenário do rock inglês. Os garotos, seguindo a formação clássica de uma banda de rock: guitarras, baixo e bateria, conquistaram grande público desde 2002, e já possuem dois discos de estúdio: Whatever People Say I Am, That's What I'm Not (2006) e Favourite Worst Nightmare, deste ano. Alex Turner, Jamie Cook, Matt Helders e Nick O’Malley descobriram a fórmula perfeita, que resgata passagem pelos anos 60 e 70. O som também se resume a várias bandas atuais que os influenciaram. Só para citar algumas: Strokes, Libertines e Franz Ferdinand. Mas o Arctic Monkeys atinge sua identidade, deixando de ser apenas uma cópia, ou imitação destas. O vocal de Turner, as guitarras nervosas e o baixo dançante transformam-se no verdadeiro espírito do rock.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

  • Hot Chip





Olhando pelo outro lado do cenário “novo rock UK”, temos o Hot Chip. A banda possui seguimento do eletro-rock/pop, e do dance. Algumas claras influências são Kraftwerk, Björk (por que não?) e Daft Punk. Os cinco integrantes: Alexis Taylor (vocal, guitarra, percussão e teclado); Joe Goddard (vocal e sintetizador); Owen Clarke (guitarra e sintetizador); Al Doyle (guitarra, sintetizador e baixo); e Felix Martin (bateria e percussão), divulgam seu segundo disco, The Warning (2006). Este rendeu dois singles à banda: Over and Over e [And I Was] A Boy From School, músicas que realmente chamam a atenção pela melodia, pelos refrões marcantes e mistura de sons.


O Hot Chip torna-se um exemplo do novo rock por suas características eletrônicas, misturadas a ritmos que não se definem; pelos integrantes não enxergarem barreiras quanto aos instrumentos (os rapazes chegam a colocar quatro sintetizadores na música); e, por ainda conseguir fazer um som original, sem limites nas letras e composições.



*Segue vídeo do Hot Chip

Um comentário:

Rodrigo Colares disse...

arctic monkeys caiu de produçào nesse segundo disco.